ângela barbour - povo Poyanawa


http://web.me.com/angelabarbour/Portfoglio

1 commentaire:

  1. Ângela Barbour - São Paulo / Brasil
    Povo Poyanawa
    População: 403 (2005) Fonte:Iglesias & Aquino
    Localização: Município Mâncio Lima, Acre, Brasil.
    (Alto Rio Juruá próximo à fronteira com o Peru)

    Título: Vuhka, 2010
    Instalação
    Dimensões variáveis
    Técnica Mista
    Imagens plotadas, fios de seda, adesivos e canetas diversas.


    Ângela Barbour, nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Mestre em Artes pela ECA_USP e Doutoranda em Artes na UNICAMP. Artista plástica, desenvolveu metodologia para produção de imagens táteis para deficientes visuais, tendo um de seus trabalhos sido incorporado ao acervo do Museu do Louvre.
    “A Poética de Ângela Barbour democratiza o sensorial, amplia e reorganiza o espaço estabelecendo um diálogo com o entorno. Sua cartografia se apóia no particular para atingir uma universalidade sem limites pré-estabelecidos, a transcendência de gestos nos leva a um infinito, finito.” (Leonor Amarante)
    No Projeto Terras Indígenas, Ângela trabalha sobre o Povo Poyanawa, onde pensa a questão da dizimação da língua e cultura do povo. Em 1910, com as fazendas de extração de borracha, os índios Poyanawa foram seqüestrados e escravizados, pelos seringalistas, que para impor seu domínio proibiram o uso da língua nativa, criando uma escola para ensinar o português.
    Em 2001, com a demarcação de suas terras, sentiram-se estimulados a resgatar sua cultura e iniciaram um processo de restabelecimento da língua. Hoje, 100 anos após a proibição, a escola anteriormente criada, como foco de desativação da língua, é instrumento de sua recuperação.
    A artista espera através de seu trabalho, suscitar a conscientização da importância da preservação das culturas nativas, que são em última instância, a base e a riqueza da história de nosso continente.

    RépondreSupprimer